Projeto de Lei de Neno Razuk que institui campanha de conscientização sobre o TPS é aprovado em 1ª discussão

Foi aprovada nesta terça-feira (20), em primeira votação, durante sessão na Assembleia Legislativa, o projeto do deputado estadual Neno Razuk (PL) que institui campanhas de conscientização sobre o TPS, que é o Transtorno de Processamento Sensorial.

Esse tipo de transtorno causa alterações em aspectos sensoriais básicos como audição, paladar, tato, visão ou olfato, devido a uma dificuldade no cérebro em processar os estímulos.

O objetivo é promover a difusão de informações sobre esse transtorno, que segundo o deputado, não é tão incomum.

“Nossa proposta é que sejam feitas campanhas nas unidades de saúde, promovendo a divulgação de informações sobre os principais sinais e sintomas do TPS em crianças, e assim, incentivarmos o diagnóstico para que seja feito o tratamento adequado”.

No entanto, para que o diagnóstico seja feito, é preciso que as pessoas tenham acesso a informações e assim, busquem atendimento especializado. “Atualmente temos terapias disponíveis, e quanto mais precoce o diagnóstico precoce melhor o atendimento. Também queremos sensibilizar os profissionais de saúde e educação sobre o tema, além de oferecer suporte às famílias de crianças com TPS”.

Com a votação em primeira discussão, o projeto agora segue para ser votado em segunda sessão no plenário a ser marcada pela mesa diretora da Casa. “Acredito que campanhas de conscientização trazem bons resultados e contribuem para que aquelas pessoas acometidas pelo TPS tenham apoio e acesso a tratamentos adequados e assim consigam o desenvolvimento pleno de suas capacidades”, finaliza Neno Razuk.