Prefeitura entrega reforma de unidade de saúde na Vila Cidade Morena

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta quarta-feira (20) a obra de reforma e acessibilidade da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Vicente Fragelli, na Vila Cidade Morena. Aguardadas há décadas, as melhorias beneficiam mais de 10 mil pessoas assistidas na unidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, uma unidade totalmente revitalizada contribui não apenas para um ambiente mais confortável para os servidores, mas também se reflete diretamente na experiência e no cuidado oferecido aos pacientes.

“Estamos comprometidos em construir um futuro melhor para nossa cidade, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde de excelência. Agradeço a sensibilidade e o apoio da gestão municipal que está verdadeiramente comprometida em proporcionar essa mudança de realidade em nossa saúde. Esse é o legado que queremos deixar”, enfatiza.

Para a gerente administrativa da USF Cidade Morena, Lucinéia Brito da Silva, a reforma representa uma conquista. Segundo ela, a última reforma aconteceu há mais de 20 anos. ” Esse momento é muito especial para nós. Há muito tempo estávamos esperando essas melhorias. Hoje estamos realizando esse sonho de ter a nossa unidade em boas condições para que a gente possa atender bem o paciente. E isso é muito gratificante”, disse.

O mestre de obras Antônio Alves Neto, 77 anos, diz que a reforma da unidade traz mais conforto e valoriza o usuário, que agora passa a contar com um ambiente mais adequado para ser atendidos. ” A gente, enquanto paciente, se sente mais valorizado em poder chegar na unidade e ver que está tudo praticamente novinho. E isso faz muita diferença. Para nós é gratificante saber que existe essa preocupação em dar uma estrutura mais adequada para que os profissionais possam trabalhar e isso faz diferença no atendimento”, diz.

A unidade recebeu intervenções em toda a sua estrutura, troca da cobertura e forro, troca de janelas, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos e revestimentos, portas e janelas, climatização e ventilação, pintura interna e externa. O valor de investimento é de aproximadamente R$ 260 mil na reforma e revitalização.

Atualmente, a unidade conta com duas equipes de saúde da família e 1 de saúde bucal responsáveis pelo atendimento de cerca de 10 mil pessoas, moradores dos bairros: Cidade Morena, Santa Felicidade, Novo Século, Nova Capital, Jardim Gramado, Parque Dallas, Morada do Sol e Chácara Novo Horizonte. As equipes compreendem os seguintes profissionais: Médicos; Enfermeiros; Técnicos de Enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Combate a Endemias; Odontólogo; Auxiliar de Saúde Bucal; servidores administrativos e gerente administrativo.

A unidade conta ainda com uma equipe multiprofissional na atenção primária – eMULTI Universitário B que oferta atendimento individual, compartilhado, interconsulta, discussão de casos, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais de todos os ciclos de vida, e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes, dentre outras. A eMULTI é composta por psicólogo, profissional de educação física, fisioterapeuta, fonoaudióloga, ginecologista e pediatra.