MS vai oferecer cirurgias gratuitas para vítimas de bullying

O governo de Mato Grosso do Sul lançou um programa para fazer gratuitamente cirurgias reparadoras em crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de bullying por conta de “orelha de abano”, “excesso de mama” e estrabismo.

Inicialmente poderão ser atendidas as vítimas de bullying que registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil no ano passado. Segundo levantamento da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em 2022 foram 142 registros em todo o estado.

Além da melhoria da autoestima e aumento da autoconfiança dessas crianças e adolescentes, o governo do estado pretende, com a iniciativa, assegurar a permanência delas na rede pública de ensino, evitando a evasão escolar.

Conforme a secretária estadual adjunta de Saúde, ainda está sendo definida como serão realizadas as cirurgias reparadoras preventivas de bullying, mas antecipou que serão feitas parcerias com hospitais e que a expectativa é que os primeiros procedimentos ocorram ainda no primeiro semestre deste ano.

Christine Maymone revela também que serão contactadas as secretarias municipais de Saúde que trabalharão em conjunto com o estado tanto na viabilização dos procedimentos nas cidades, quanto na identificação de novos beneficiários.